terça-feira, 10 de agosto de 2010

Integração de mídias na escola

          Para integrar as mídias na prática pedagógica, não basta querer, é preciso algumas adequações urgentes e necessárias para desenvolver um bom trabalho integrando as mídias no contexto escolar.Tais como:

1. Capacitação

        Este ponto é extremamente importante porque por mais que o professor tenha vontade de incluir tecnologia e inovar suas aulas, ele precisa de formação e capacitação, para que possa inovar com qualidade, responsabilidade e coerência. Segundo Prado (2005), para que haja a integração é necessário conhecer as especificidades dos recursos midiáticos, com vista a incorporá‐los nos objetivos didáticos do professor, de maneira que possa enriquecer com novos significados as situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos. Assim, será capaz de redimensionar sua prática pedagógica incluindo no seu trabalho diferentes mídias e tecnologias, afim de para obter e/ou aperfeiçoar conhecimentos. Considerando que, para alcançar sucesso com o uso das mídias, os educadores precisam estar seguro para fazer o melhor uso possível dessas novas tecnologias, e alcançar o único objetivo que interessa, “uma prática educativa mais significativa”., caso contrário, seu uso resultará um fracasso. Se assim for é melhor que continue com a velha metodologia do quadro - giz - livro didático.

2. Iniciativa

         A iniciativa do educador é outro ponto importante. Para mudar, precisamos estar abertos a estas mudanças e fazer alguma coisa para que elas realmente ocorram e de forma positiva. Sendo assim, não basta ter disponibilidade de recursos, o professor tem que querer incluir este recurso na sua prática pedagógica, afim de conseguir uma aprendizagem significativa. Muitas vezes deixamos de usar um recurso tecnológico por duas razões: primeiro por que não temos total domínio de manuseio deste recurso, segundo, falta-nos humildade para pedir ajuda a quem sabe.

3. Abolir o medo da mudança

      O "novo" assusta e gera incertezas. Segundo Almeida e Fonseca Júnior,é preciso ter coragem para romper com as limitações do cotidiano. Desta forma, incluir mídias e tecnologias na prática pedagógica significa aumento de trabalho para o professor. Ele terá que ler mais, pesquisar mais, se dedicar mais. E às vezes gera uma grade insegurança para todos os envolvidos no processo de inovação. Pois antes de tudo, o professor precisa ser orientado e capacitado para lidar com o novo e se sentir seguro, para que não resulte em fracasso, o que era para ser um sucesso. Segundo Almeida, “O professor precisa saber como usar pedagogicamente as mídias, saber o quê, como, o porquê e quando usar tais recursos nos processos de ensino e aprendizagem” esta idéia atrai o “medo de errar” pelo professor que muitas vezes deixa de usar tais mídias e se atém a sua velha e segura prática pedagógica.

2 comentários:

  1. Li e concordo plenamente com o ultimo comentário (artigo), e digo mais , muitas vezes a escola não facilita muito o nosso acesso a estes recursos. Quero errar muito , mas aprender a utilizar estes recursos que vem a nos ajudar no processo ensino e aprendizagem, pois uma via de mão dupla, ensino e aprendo. Sandra Barroso

    ResponderExcluir
  2. É uma ótima decisão Sandra,já que estamos em um mundo repleto de mudanças,não podemos ficar de braços cruzados e ver a evolução acontecer e ficarmos parados no tempo.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir